FISIOTERAPIA SAÚDE DA MULHER
A fisioterapia de saúde da mulher, também conhecida como fisioterapia pélvica, ou fisioterapia obstétrica e ginecológica, se enfoca em abordar problemas de saúde específicos que afetam o sistema musculoesquelético e neuromuscular da pelve e da área pélvica em mulheres, problemas relacionados com o sistema urinário e o sistema genital feminino.
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer e tonificar os músculos do assoalho pélvico para melhorar o controle da veia e reduzir ou eliminar a incontinência urinária e problemas de prolapsos genitais.
Fisioterapia para Gestantes
Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre adaptações fisiológicas que são necessárias para a evolução da gravidez e do parto. Os ligamentos se afrouxam, as mamas crescem e o útero pode ficar 20 vezes mais pesado. E claro, todas essas mudanças podem causar desconfortos e dores. A fisioterapia pélvica, acompanha e dá suporte direcionado a cada gestante, seja fortalecendo, alongando, trabalhando posturas de alívio ou utilizando técnicas para controle de dor.
Na gestação, em especial os músculos do assoalho pélvico tendem a ficar mais fracos e sobrecarregados, predispondo a incontinência urinária e prolapsos genitais. E independente da via de parto (vaginal ou cesárea), recomenda-se que toda gestante realize exercícios direcionados para prevenção de disfunções. Seu desejo é o parto vaginal? Então é preciso conhecer as posturas de parto, a massagem perineal, as técnicas de respiração e de alívio de dor.
Não importa em que fase da gestação você está ou seu desejo de parto (vaginal ou cesárea), a fisioterapia pélvica tem sempre um olhar de cuidado para esse momento tão especial na vida da mulher.